CASA ARTESANAL, UM PROJETO QUE DEU CERTO!!

       

Por: Coordenadoria de Artesanato / Casa Artesanal 

 A Casa Artesanal  é um projeto criado em 2013, no Governo Alair Corrêa, com o intuito de resgatar o profissional artesão e preservar a cultura artesanal da cidade.

Cabo Frio tem uma longa história de artesanato, quando a 1ª feirinha surgiu há mais de 50 anos, nas margens do Canal do Itajuru, contudo, com o passar do tempo, as feirinhas foram perdendo suas características culturais, quando começaram a aceitar a revenda de produtos industrializados. 

Foi no atual  governo do prefeito Alair Correa, que o artesanato começou a ser encarado com a importância que ele deve ter, para o desenvolvimento não só turístico e cultural da cidade, como também nos setores sociais, ambientais e econômico.

Criou-se uma Coordenadoria voltada só para o artesanato, onde se estabeleceram regras primordiais para o verdadeiro trabalho artesanal. Os requisitos mais básicos para a entrada do artesão nos diversos eventos, festivais , exposições e feiras do município, era que o profissional deveria provar que realmente fazia seu trabalho, que o profissional não poderia revender nada industrializado e que fosse morador de Cabo Frio. Estas foram as principais regras para que finalmente pudéssemos ter uma feira de artesanato montada apenas com artesãos locais e com produtos genuinamente criados aqui.

Em outubro de 2013, a Coordenadora Vania Carvalho lançou o Projeto Casa Artesanal, um espaço só de artesanato, onde os visitantes conheceriam toda as variedades de artigos sejam: decorativos, utilitários, reciclados, artigos de moda, arte sacra, linha infantil enfim, com técnicas diversas e matérias -primas de toda sorte: tecidos, madeiras, coco, escamas de peixe, MDF, linha, vidro, garrafas etc.,  o artesanato de Cabo Frio finalmente teria um espaço exclusivo só para os artesãos da cidade.

Com o espaço fixamente  inaugurado em outubro de 2013, outros projetos foram criados , para mostrar a sociedade como a atividade poderia render muitos benefícios além do atrativo turístico, para a cidade, foram eles:

1- Desfile totalmente produzido  com a arte reciclada em plena Praia do Forte, enfatizando a importância da sustentabilidade e  a diminuição do impacto ambiental. Era o lixo virando luxo!

2- Convite para a participação na Universidade Veiga de Almeida , com o intuito de ressaltar os valores de nossa terra e a importância do artesanato no  atrativo turístico

3- Participação excepcional na Feira Forte de 2014, onde a Casa Artesanal recebeu um stand maravilhoso, onde   além da exposição e vendas pode  ministrar oficinas relâmpagos, com sucesso total de público

4- Participação em todos os festivais do calendário de eventos: como festival do Marisco, Festival do Camarão

5- Presença  no Seminário de Turismo de  Búzios, no ano de 2015

6- Presença no Pier dos Transatlânticos, onde a Casa Artesanal oferece uma enorme variedade de trabalhos artesanais, direcionados ao turistas, visando o aquecimento econômico e a divulgação da imagem da nossa cidade através dos belos trabalhos criados pelos artesãos.

A Casa Artesanal , mesmo diante da crise, conseguiu driblar todas as dificuldades, apenas por apresentar dedicação, capacidade e criatividade, sem nenhum custo para o município.

Hoje ela funciona semanalmente dentro do Shopping Ipanema Mall no centro de Cabo Frio , aproximando muito mais os cidadãos aos  reais valores de nossa terra, fornecendo cursos, capacitando pessoas, incluindo  socialmente artesãos com problemas diversos de aceitação, dando o empoderamento a dezenas de mulheres, e preservando a identidade de nossa cidade , fortalecendo assim  nossa cultura e nossa economia, através do artesanato.